A culinária chinesa – ou uma adaptação dela para o paladar ocidental – é difundida pelo mundo inteiro, tem como característica forte o contraste de cores, aromas e sabores de cada prato. É comum a mistura de pratos doces com salgados, sabores agridoces e picantes, quentes e frios, entre outras combinações. A culinária da parte norte da China se caracteriza principalmente pela importância das massas e frituras: talharim, pastéis, bolinhos de carne, etc. E a região sul possui um cardápio muito variado. Além disso, não é novidade a presença exótica, para os padrões ocidentais, de iguarias como barbatanas de tubarão, carne de cachorro, cobras, escorpiões e gafanhotos.
Zong Zi
Um prato tradicional que consiste basicamente em arroz. Mas não é um simples arroz, é feito numa textura mais pastosa (facilitando o uso dos pauzinhos) e é cozinho envolto em folhas de cana, geralmente leva temperos como molho de soja, óleo de pimenta, gengibre e óleo de amendoim.
Niou Rou Mien
Um prato clássico da culinária taiwanesa, uma sopa feita com carne de boi cozida na panela de pressão, também leva macarrão! Costuma ser comida acompanhada de uma verdura chinesa, parecida com uma mostarda amarga e bem salgada.
Frango do General Tso
Mais popular fora da China do que no próprio país de origem. Conta-se que a receita foi criada por Pen Changgui, cozinheiro famoso da culinária de Hunan. Em um momento peculiar, o chef estaria preparando um jantar para líderes e só havia restado uma coxa de galinha na cozinha, e então, criou a receita simplesmente com frango e alguns molhos, já que não havia outra escolha. Peng teria batizado o prato como Frango do General Tso (General da dinastia Qing), sem o próprio realmente ter provado o prato.
Mapo Tofu
Prato feito com tofu ou queijo de sola em um molho avermelhado com carne bovina moída, brotos de alho e óleo de pimenta.
Ovo de “mil anos”
Um ovo, geralmente de pato, conservado numa mistura de palha, cal, sal e outros aditivos que vão dar a ele esta aparência e textura peculiar.
Dan Dan Mian
Prato típico da província de Sichuan, no sul da China. Conta-se que a receita do prato foi criada em 1841 por um vendedor ambulante chaado Chen Baobao. Para ganhar a vida, ele carregava no ombro os macarrões à vara pau todos os dias e gritava pela clientela na rua. Devido ao sabor delicioso e ao preço baixo, o prato ficou popular. Expandindo a receita para uma cadeia de restaurantes que se estabeleceram em cidades de Sichuan.
Pato à Pequim
Também conhecido como “pato laqueado” no Brasil, é uma receita muito antiga, servida nas cortes imperiais da China, feita com patos criados especialmente para a preparação deste prato, temperados com molhos específicos, assados em fornos especiais e servidos com crepes muito finos, depois da carne ser cuidadosamente fatiada.
Gua-Bao
Um pãozinho chinês com massa branquinha e fofa, geralmente recheado com carne de porco.
Não precisa marca uma viajem a china para aproveitar dessas regalias. Em Goiana PE há algumas opções para você desfrutar sem ir muito longe.
- Restaurante Wantai
R. das Quintas, 132
Goiana, PE
Brasil
Goiana, PE
Brasil
Restaurante com cardápio que abrange comidas regionais, orientais e pizzas deliciosas,
contando com um dedicado quadro de funcionários para prover um atendimento de
qualidade para seus clientes.
Confira algumas fotos do local:
- Restaurante Matsu
Rua Da conceição
Goiana, PE
55900-000
Brasil
Goiana, PE
55900-000
Brasil
Confira algumas fotos do local:
Baixe o aplicativo do Guia Minha Cidade - Goiana PE e tenha em suas mãos todos os restaurantes, bares, lojas e muito mais da região.